Infraestrutura
Nossa experiência abrange uma vasta gama de projetos, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
MOBILIDADE URBANA
Desempenhamos um papel essencial na mobilidade urbana do Brasil, participando da construção de importantes obras metroviárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, além da implantação de linhas de BRT em diversas regiões do país.
RODOVIAS
Pioneira e protagonista no setor de Rodovias, realizamos projetos complexos com equipes altamente capacitadas e especializadas. Ao longo da nossa história, atuamos no Brasil e em diversos países da América Latina, com mais de 300 projetos implantados.
FERROVIAS
Com ampla expertise no setor ferroviário, já entregamos mais de 1.000 km de ferrovias em projetos de alta complexidade no Brasil. Atuamos na construção, ampliação e modernização de ferrovias, viadutos e terminais intermodais, impulsionando a logística nacional, a eficiência no transporte de cargas e a integração entre regiões.

PORTOS
Temos uma atuação consolidada no setor portuário, com um extenso track record e mais de 41 projetos executados em diversos países da América Latina. Fomos responsáveis pela construção de alguns dos mais importantes terminais do Brasil, acumulando ampla experiência na construção, recuperação e expansão de píeres, retroáreas, dolfins, contenções, quebra-mares e outras estruturas essenciais para terminais portuários.
SANEAMENTO
Participamos da implantação de diversos projetos de saneamento, com expertise na implantação de estações de tratamento de água e esgoto, redes, adutoras, emissários, canalizações, entre outras.
AEROPORTOS
Atuação amplamente reconhecida, com um histórico de sucesso em 19 obras em aeroportos no continente americano. Nossa expertise vai além da construção e restauração de pistas de pouso e decolagem, abrangendo também o projeto e execução de terminais e hangares.

Projetos
Infraestrutura
Conheça alguns dos nossos projetos, que ilustram nossa capacidade de transformar ideias inovadoras em realidade.

Ferrovia Lucas do Rio Verde
Localização: Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
S11D - Ramal Ferroviário Sudeste do Pará
Localização: Canaã dos Carajas, Pará, Brasil
Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL)
Localização: Caetité, Bahia, Brasil
Duplicação BR101/RJ (Rodovia Rio-Santos).
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Implantação do Trecho Sul do Rodoanel Mario Covas
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Implantação do Corredor Transcarioca
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Linha 4 Amarela - Metrô de São Paulo
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Linha 5 Lilás - Metrô de São Paulo
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Metrô de Salvador
Localização: Salvador, Bahia, Brasil
Sistema Produtor São Lourenço
Localização: Região Metropolitana de São Paulo, São Paulo, Brasil
Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Planta De Dessanilização Bayovar
Localização: Peru
Retroárea do Porto de Suape
Localização: Pernambuco, Brasil
BR 493/RJ – Trecho Magé Manilha
Localização: Magé / Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil
Estação de tratamento de esgoto da bacia de Ribeirão da Onça
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Terminal Portuário Multi
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Terminal Portuário Libra
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Terminal de Contêineres – TECON I, II, III e IV
Localização: Guarujá, São Paulo, Brasil
Aeroporto Internacional de Quito
Localização: Quito, Equador
Aeroporto de Palmas
Localização: Palmas, Tocantins, Brasil
Ferrovia Lucas do Rio Verde
Localização: Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
Descrição do Projeto:
O escopo da obra inclui a construção da infraestrutura ferroviária do primeiro e segundo trechos e um viaduto de concreto sobre a BR-163. A Ferrovia Lucas do Rio Verde será uma essencial via de transporte no Brasil, conectando a região agrícola ao sistema ferroviário nacional.
Destaques:
- Extensão: 79 km
- Escavações: 13.000.000 m³, Concreto: 3.900 m³, Aço: 500 t
S11D - Ramal Ferroviário Sudeste do Pará
Localização: Canaã dos Carajas, Pará, Brasil
Descrição do Projeto:
O Ramal Ferroviário S11D foi construído com o objetivo de interligar a Estrada de Ferro Carajás, em Parauapebas (PA), à região da Mina de Ferro S11D, em Canaã dos Carajás (PA), para garantir o escoamento de 90 milhões de toneladas de minério de ferro produzidos. O projeto inclui terraplanagem, drenagem, passagens superiores e inferiores, superestrutura, rede elétrica e estrutura de fibra ótica.
Destaques:
- 101 km de extensão total
- 2.860 m de túneis, 3.270 m de pontes e viadutos
- 15.000 m³ de concreto projetado, 95.000 m³ de concreto estrutural, 15.000.000 m³ de escavações
Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL)
Localização: Caetité, Bahia, Brasil
Descrição do Projeto:
A implantação da FIOL estabelece alternativas para o transporte de cargas da região Nordeste, diminuindo os custos logísticos e favorecendo a multimodalidade. O empreendimento permite o crescimento da produção agrícola e mineral da região, além de colaborar para a interligação futura da malha ferroviária brasileira.
Destaques:
- 178 km de extensão
- 1.210 m de pontes e viadutos
- 60.000 m³ de concreto estrutural, 343.450 un. de dormentes de concreto, 7.300.000 m² de escavações
Duplicação BR101/RJ (Rodovia Rio-Santos).
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Descrição do Projeto:
Obras de duplicação da Rodovia BR101/RJ com 17km de extensão na região da Serra do Mar / RJ, com execução de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, contenções, túneis e OAEs (Obra de Art Especial).
Destaques:
- Região de geologia acidentada com necessidade de execução de aproximadamente 12.000 m² de obras de contenção.
- Dois túneis com 400 m de extensão cada.
- 7 OAEs (pontes e viadutos).
- 1 MM m³ de volume de terraplenagem
- 1.000 ton de aço
- 16.000 m³ de concreto.
Implantação do Trecho Sul do Rodoanel Mario Covas
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Descrição do Projeto:
Implantação de rodovia Classe 0, em pista dupla, 12,5 km de extensão, com obras de terraplenagem, drenagem, pavimentação, contenções, sinalização e OAEs (Obra de Art Especial).
Destaques:
- 6 milhões de m³ de escavações e 3 milhões de m³ de aterros.
- 600.000 m³ de aterro com solo cimento, 37.000 m³ de pavimento asfáltico, 28.000 m³ de pavimento de concreto.
- 5 km de pontes e viadutos, incluindo OAEs em balanço sucessivo.
Implantação do Corredor Transcarioca
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Descrição do Projeto:
Execução de corredor BRT entre Barra da Tijuca e Penha, no Rio de Janeiro, com 28 km de vias, 3 pistas por sentido, sendo 2 faixas em pavimento flexível e 1 em pavimento rígido. Os serviços compreendem a execução terraplanagem, pavimentação, drenagem, iluminação pública, contenções, paisagismo, sinalização, remanejamento de interferências, terminais rodoviários e OAEs (Obra de Art Especial).
Destaques:
- Obra realizada em região urbanizada, com tráfego intenso e forte impacto na comunidade local.
- 200.000 m³ de concreto, 840.000 m³ de escavações.
- 2.500 m em pontes e viadutos.
- Ponte estaiada com 400 m de extensão.
Linha 4 Amarela - Metrô de São Paulo
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Descrição do Projeto:
Projeto executivo completo, construção de 10 estações de metrô subterrâneas escavadas em NATM e Cut and Cover, com uma área total construída de 96.371 m², além do Pátio na Vila Sônia com 111.400 m², também foram executados 6,3 km de túnel escavado com SHIELD – EPB, com seção de 70,88 m², e 4,2 km de túnel em NATM, incluindo a instalação do sistema de trilhos em 12,8 km.
Linha 5 Lilás - Metrô de São Paulo
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Descrição do Projeto:
Construção do Lote 3 da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, contemplando obras civis e acabamento de 8,4 km de túneis executados com TBM, estação subterrânea Brooklin e mais 4 poços de entrada. A obra inclui toda a instalação da superestrutura da via permanente em 10,3 km, sendo 8,4 km em EPB em via única, 0,4 km em NATM e 1,5 km em trechos de estação.
Destaques:
- 5,5 km de extensão
- 280.000m³ de concreto
Metrô de Salvador
Localização: Salvador, Bahia, Brasil
Descrição do Projeto:
Construção do Trecho 2 da Linha 1 e Trecho 1 da Linha 2 do metrô de Salvador. O escopo totalizou 26,8 km de ferrovias e 16 estações, das quais 4 foram elevadas, além disso, a construção de 5 terminais de ônibus e a reforma de outros 2.
Destaques:
- 26,8 km de Extensão, 16 estações
- 137.000 m³ de concreto
Sistema Produtor São Lourenço
Localização: Região Metropolitana de São Paulo, São Paulo, Brasil
Descrição do Projeto:
Execução de 83 km de adutoras, sendo 33 km com 1.800 mm de diâmetro e 50 Km com 2.100 mm. As obras incluem ainda a execução de 3 Chaminés de Equilíbrio, 3 Estações Elevatórias, 1 Booster, 2 reservatórios de compensação de água tratada, 3 reservatórios de compensação de água bruta, 2 subestações de alta tensão, 60,1 km de fibra óptica e 1 estação de tratamento de água (ETA) com capacidade de 6,4 m³/s.
Destaques:
- 1.400.000 m³ de escavações
- 90.000 m³ de concreto
- Obra com grande complexidade logística.
Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Descrição do Projeto:
Ampliação e melhoria do sistema, incluindo fornecimento e montagem, elevando a capacidade de tratamento de 2,25 m³/s para 3,37 m³/s. Além dos serviços de engenharia e obras civis, o escopo contemplou a automação, comissionamento, pré-operação e operação assistida da planta.
Destaques:
- Capacidade de tratamento da planta 3,37 m³/s.
- 30.000 m³ de concreto.
- 500.000 m³ de escavações.
Planta De Dessanilização Bayovar
Localização: Peru
Descrição do Projeto:
Implantação da planta de dessalinização com capacidade de tratamento de 120 l/s, com construção de 47km de adutora, tanque de armazenamento de agua do mar, tanques de decantação e montagem da planta de Osmose Reversa.
Destaques:
- Sistema de captação de água do mar.
- 47 km de adutora com diâmetro de 800mm.
- Planta de Osmose Reversa com capacidade de 120 l/s.
Retroárea do Porto de Suape
Localização: Pernambuco, Brasil
Descrição do Projeto:
Construção de retroárea e demais instalações para pátio de contêineres, com área aproximada de 200.000m².
Destaques:
- 41.000 m² de pavimento asfáltico, 15.000 m² de pavimento de concreto armado e 110.000 m² de pavimento intertravado
- 50.000 m³ de solo cimento e 75.000 m³ de concreto
BR 493/RJ – Trecho Magé Manilha
Localização: Magé / Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil
Descrição do Projeto:
Ampliação de capacidade e melhorias da BR 493/RJ nos municípios de Magé e Itaboraí, com obras de duplicação, implantação de vias marginais e OAE’s em trecho urbano, com extensão de 25 km. Incluindo serviços de terraplenagem, pavimentação, concretagem e contenção.
Destaques:
- Mais de 20 km de duplicação e 20 km de vias marginais
- 470.000 t de material pétreo
- 950.000 m³ de movimento de terra, 43.000 m de drenagem superficial e 18 OAEs
Estação de tratamento de esgoto da bacia de Ribeirão da Onça
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Descrição do Projeto:
Elaboração de projeto, obras civis, fornecimento, montagem, diligenciamento, comissionamento, pré-operação e operação assistida.
Destaques:
- Capacidade de tratamento de 1,8 m³/s
- 1,6 km de canalizações
- Tratamento primário – 12 reatores UASB
- Tratamento secundário – 8 filtros biológicos + 8 decantadores secundários
- 500 m de emissário com diâmetro de 1200 mm
- 2.000.000 m³ de terraplenagem
Terminal Portuário Multi
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Descrição do Projeto:
Realização de obras de expansão do Terminal de Contêineres para o prolongamento e reforço de cais existente da Multi-Rio, construção de 2 dolfins e do Terminal de Veículos. A plataforma do cais foi executada em concreto armado em 6 segmentos e recebeu pavimento de bloco intertravados. As obras foram realizadas com o terminal em operação.
Destaques:
- 27.673 m² de pavimentação
- 2.478 m de tirantes, 25.684 m de estacas
- 4.370 t de aço, 32.448 m³ de concreto
Terminal Portuário Libra
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Descrição do Projeto:
Construção de retroárea com comprimento variável entre 74,10 e 282,48 m e largura variável entre 61,52 e 185,08 m, totalizando uma área de 38.914 m² com plataforma em concreto armado. Construção da extensão do píer com largura de 70 m e comprimento de 170 m, totalizando uma área de 11.930 m².
Destaques:
- 51.535 m de estacas pré moldadas, 4.222 t de estacas metálicas
- 50.369 m³ de concreto e 7.893 t de aço
Terminal de Contêineres – TECON I, II, III e IV
Localização: Guarujá, São Paulo, Brasil
Descrição do Projeto:
A obra compreende a extensão do terminal de contêineres existente para o lado esquerdo (lado do TEFER), incluindo a ampliação do cais do TECON I, obras civis na Retroárea dos TECON II e III e expansão do TECON IV.
Destaques:
- Dimensões do cais TECON I: 45 x 250 m, TECON IV: 45 x 220 m, Retroárea TECON IV: 112.725 m²
- 35.000 m³ de concreto, 39.814 m de fundações em estacas de concreto
Aeroporto Internacional de Quito
Localização: Quito, Equador
Descrição do Projeto:
O escopo inédito incluiu a compra e a instalação de equipamento de ajuda de navegação com todos os sistemas e máquinas de aproximação e decolagem em um raio de 3 mil metros do local. Além das pistas, foram executados 10 edifícios. O Aeroporto Internacional de Quito, hoje tem a maior pista de uso comercial na América Latina, com 4.100 metros.
Destaques:
- Área Total: 334 ha
- 40.895 m³ de concreto, 7.000 000 m³ de Terraplanagem, 111.000 m³ de Asfalto Betuminoso
Aeroporto de Palmas
Localização: Palmas, Tocantins, Brasil
Descrição do Projeto:
Execução da pista de pouso e decolagem com extensão de 2.500m, largura de 45m e 7,50m de acostamento para cada lado da pista. A classe de referência do aeródromo é de 4D, projetada para pouso de aeronave tipo Boeing 767. O pavimento é do tipo flexível, constituído sub-base executada em duas camadas de solo estabilizado granulometricamente (13 cm cada), duas camadas de brita graduada (14 cm cada) base e revestimento CBUQ.
Destaques:
- 5.855 m³de concreto, 865.044 m³ de terraplanagem
- 6.552 m³ de Sub-base de solo, 21.717 m³ de CBUQ
NOSSOS NÚMEROS
+300
rodovias construídas em diversos países da América Latina.
+200 KM
de extensão em projetos de mobilidade urbana, incluindo metrôs e BRTs.
+40
projetos em portos na América Latina.

+90
projetos de saneamento concluídos.
1.163 KM
de extensão de ferrovias em mais de 20 projetos.
+20
projetos aeroportuários implantados.