METODOLOGIA BIM

A Metodologia BIM é um diferencial crucial que transforma a maneira como concebemos, planejamos e executamos nossos projetos.

METODOLOGIA BIM

Utilizando essa abordagem inovadora, garantimos precisão, eficiência e colaboração em todas as etapas do ciclo de vida de um projeto.

Em 2018 a companhia criou uma área dedicada à metodologia BIM com uma equipe estruturada. Desde então, a empresa investe cada vez mais em sua transformação digital, em 2022 alcançou a marca de aplicação da Engenharia 4.0 em 100% das obras, consolidando o BIM como um grande diferencial estratégico.

Engenharia 4.0

integração bim, lean e inovação

Potencializamos e garantimos a melhoria dos nossos processos com a digitalização da cadeia de valor da engenharia, por meio da integração da metodologia BIM, inovação e o seu sistema de gestão, o Sistema AG de Excelência (SAGE).

Portfólio bim

aplicações




REFINARIAS

Projetos de Refinarias são caracterizados por projetos de montagem eletromecânica complexas, de múltiplas interfaces e sobreposição de atividades de diferentes disciplinas durante toda a fase de construção. Para potencializar a gestão, solucionar os desafios utilizamos a metodologia BIM, garantindo modelos digitais de projeto em 3D livres de interferências.

 

Os principais usos BIM:

  • Desenvolvimento do projeto executivo através de modelo digital de projeto em 3D.
  • Planejamento 4D.
  • Coordenação de projetos através de ambiente colaborativo.
  • Gestão de materiais e construção.

ENERGIA EÓLICA

As obras eólicas se caracterizam por grandes estruturas de concreto para suportar as torres eólicas que passam de 90 metros de altura. Os desafios são os serviços de supressão vegetal, terraplenagem, execução dos acessos e drenagem.

 

Principais usos BIM:

  • Realização de aerofotogrametria para entendimento da topografia da região, com tecnologia capaz de penetrar na vegetação para elaboração dos projetos executivos em Modelo Digital de Projeto 3D das bases do aerogeradores, incluindo forma e armação, além dos acessos, drenagens e redes de média tensão.
  • Uso de realidade virtual para visualização da sequência construtiva e treinamento da equipe de campo.
  • Execução de Pull Plannings apoiados pelo planejamento 4D.

TERMOELÉTRICAS

Obras de Termoelétricas são de alta complexidade, com fornecimento de equipamentos e materiais importados e grande interface entre as diferentes disciplinas de montagem eletromecânica. O BIM garante um ambiente de detalhamento de projeto colaborativo para identificar e sanar possíveis interferências antecipadamente.

 

Os principais usos BIM:

  • Desenvolvimentos de projetos através de processos e tecnologias que garantam a colaboração.
  • Potencialização da qualidade dos projetos executivos, eliminando as restrições durante a fase de engenharia.
  • Gestão de materiais de ponta a ponta, garantindo maior assertividade nos processos de compra e gestão dos estoques.

ENERGIA SOLAR

As obras de parques solares abrangem áreas muito grandes e uma grande quantidade de materiais repetitivos, onde pequenos erros podem se tornar em uma grande perda de material e retrabalhos.

 

Principais usos BIM:

 

  • Gestão dos materiais para evitar perdas e reduzir estoques no final das obras.
  • Os projetos executivos dos parques e subestações são desenvolvidos em Modelo Digital de Projeto 3D e em ambientes colaborativos.
  • Os modelos 3D e o planejamento 4D tem colaborado na logística de distribuição de materiais nas grandes áreas que caracterizam este tipo de projeto.

TERMINAIS DE REGASEIFICAÇÃO

As obras de terminais de regaseificação Offshore necessitam de precisão nos projetos executivos e logística de execução das tubulações e instalações elétricas no mar.

 

Principais usos BIM:

  • Levantamentos por Laser Scan das estruturas e instalações existentes. Essas nuvens de pontos combinadas aos modelos digitais de projeto 3D permitem a simulação de montagem e detecção antecipada de problemas em ambiente virtual.
  • Utilização do sistema de gestão de escopo para digitalização das rotinas de Last Planner System.
  • Planejamento 4D para visualização do cronograma de projeto e o acompanhamento da obra cominados ao Modelo Digital de Projeto.

OBRAS LINEARES

Obras lineares são projetos com grandes trechos de terraplenagem e grandes movimentações de terra, além de obras de artes especiais ao longo dos quilômetros de extensão.

 

Principais usos BIM:

  • Topografia e aerofotogrametria de ponta, ferramentas para análises geotécnicas avançadas, simulação de movimentação de terra, além de modelagem tridimensional dos traçados e obras de artes especiais.
  • Ampliação da captura da realidade durante a construção para o levantamento dos volumes de corte e aterro através de drones.
  • Combinação de novas metodologias com sinergias potenciais com a metodologia BIM para melhorar o planejamento e gestão das obras.