CONSAG expande atuação no mercado de mineração

Companhia esta participando da construção de um Shaft de 1500 metros de profundidade na Mina de Pilar,
no Vale do Curaçá; expectativa é de geração de mais de 200 postos de trabalho.

 

A CONSAG amplia seu portfólio no mercado de mineração com o novo projeto na Mina de Pilar, localizada no Vale do Curaçá, aproximadamente, a 120 km de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com previsão de conclusão para o final de abril de 2025, a obra deve empregar uma média de 120 trabalhadores diretos e 40 indiretos, com pico de 200 pessoas.

Anteriormente, a companhia foi responsável pelas obras civis de construção das fundações e montagem de estruturas metálicas para a implantação do shaft, túnel vertical que reduz o tempo de entrada e saída da mina. A obra está localizada a cerca de 1500 metros de profundidade na mina subterrânea, um trajeto de cerca de uma hora e meia para acessar o local.

“A Mina de Pilar é um grande empreendimento, que já está em operação há cerca de 34 anos, e o projeto de deepening, como chamamos esse aprofundamento, deve somar, potencialmente, mais 20 anos para a mina, trazendo a continuidade da geração de empregos para a região que depende abundantemente da atividade mineradora”, destaca o Diretor de Contrato da obra, Mateus Nunes.

O escopo principal do projeto consiste nos trabalhos nos silos, como o alargamento do diâmetro do silo de minério britado. “Iremos executar, simultaneamente, o desmonte descendente e o tratamento com tirantes de resina, cable bolt, tela e concreto projetado. Para os outros silos, além dos tratamentos citados, faremos a instalação de tela eletrosoldada e a projeção de concreto especial com alta resistência à abrasão, produto que está sendo importado da África do Sul”, continua Nunes.

EXPERTISE E REFERÊNCIA

Este é mais um projeto de serviços “underground” executado pela companhia. Recentemente, a empresa executou o desenvolvimento de uma mina subterrânea em Aripuanã (MT). “A nossa atuação envolve os segmentos de operação de mina a céu aberto, mineração subterrânea, construção de plantas industriais e descomissionamento de barragens de rejeitos. O diferencial é que, com a nossa estrutura e um corpo técnico multidisciplinar, oferecemos soluções integradas, cumprindo prazos com excelência e garantindo a segurança dos trabalhadores e a satisfação dos nossos clientes”, complementa Frederico Matsuda, Gerente de Negócios de Mineração da AG.

Compartilhe